Home / Canais / Academia
Reitora da UÉ participou na Assembleia Europeia de Mulheres Reitoras

A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, participou na 2.ª Assembleia da European Women Rectors Association (Ewora), associação internacional sem fins lucrativos que se dedica à promoção das mulheres em posições de liderança e à igualdade de género no setor académico, que decorreu de 24 a 26 de maio na Universidade Nova de Lisboa.

Ana Costa Freitas, em representação do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que por motivos de agenda não pode estar presente, mostrou “satisfação” por Portugal acolher esta iniciativa, destacando aqui, e no que toca a questões de género, as mulheres cientistas portuguesas, “representarem cerca de 45% do total de investigadores”, cujo “trabalho notável” mostra-se “fundamental para o progresso da Ciência e da Tecnologia” em Portugal.

Esta tendência, tal como sublinhou no seu discurso “continuará a verificar-se nos próximos anos em prol de uma sociedade mais ciente do que é e do que pretende ser”. No final, pretendeu ainda sublinhar a notória tendência de crescimento do género feminino no contexto académico.

O dia 24 arrancou com uma série de reuniões da Ewora, sucedido no dia 25 de maio por um workshop sobre "Change Management and Resistance" e no último dia, a 26 de maio, a 2ª Assembleia Geral desta Associação.

Publicado em 05.06.2018