Home / Canais / Academia
Restauro da pintura “Quo Vadis?” distinguido com Prémio APOM

O restauro da pintura portuguesa do século XVI “Quo Vadis?” foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio ”Intervenção em Conservação e Restauro”. A cerimónia pública decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, na passada sexta-feira, dia 25 de maio.

A Universidade de Évora, através do Laboratório HERCULES participou neste projeto integrado de conservação e restauro do museu de Lamego realizando o estudo técnico e científico desta pintura pelos investigadores Sara Valadas, Ana Margarida Cardoso e António Candeias, cabendo ainda ao investigador Frederico Henriques deste Laboratório da UÉ, o respetivo trabalho de documentação e levantamento 3D.

O restauro desta pintura está integrado no projeto Conhecer Conservar Valorizar, também premiado pela APOM em 2012, projeto de fundraising que tem como objetivo sensibilizar o público para as necessidades de conservação das coleções museológicas e, através de doações anónimas, gerar as receitas necessárias ao seu restauro. Ainda no seu primeiro ano, em 2011, permitiu desde logo o restauro da gravura do século XVIII “Alegoria a África”.

O restauro do “Quo Vadis?” agrega além das doações anónimas, o mecenato empresarial das empresas Sogrape, através da sua marca Grão Vasco, e Six Senses, garantindo desta forma o financiamento necessário à realização da intervenção. Para além do Laboratório HERCULES da UÉ, o projeto contou com a parceria da Porto Restauro, Museu do Douro e o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e Câmara Municipal de Lamego.

O Museu de Lamego avança que “o restauro serviu ainda de mote para o conhecimento mais aprofundado da obra, com o lançamento do número 2 dos Cadernos “Conhecer Conservar Valorizar” que propõem a redescoberta da pintura, através do contributo de diversos especialistas, que percorrem a peça do ponto de vista do estudo formal, da iconografia, do contexto de produção e do processo de conservação e restauro, integrando ainda uma reportagem vídeo sobre o processo de restauro”.

Publicado em 04.06.2018