Home / Canais / Academia
Universidade de Évora em grande destaque no desporto Universitário

A Universidade de Évora (UÉ), representada pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), terminou a sua fase de apuramento para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários nos passados dias 19 e 20 de março de forma brilhante.

 

A fase de apuramento, que começou no passado mês de novembro de 2017, contou com mais de 9000 km efetuados pela academia alentejana, que competiu do norte ao sul do País, nas modalidades de Andebol M; Andebol F; Voleibol M; Voleibol F; Futsal M; Futsal F; Basquetebol M; Basquetebol F; Futebol 11 e Rugby 7´s. Contou com mais de 240 participações de alunos da Universidade de Évora, em 64 jogos, mais de 2000 minutos de competição, tendo alcançado 39 vitórias, 1 empate e 24 derrotas. No final, conseguiram alcançar as tão desejadas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários as seguintes modalidades: Futsal Feminino; Futebol 11; Voleibol Feminino; Andebol Masculino; Basquetebol Feminino.

A equipa de Futsal Feminino, mais uma vez, não deixou os créditos por mãos alheias e alcançou o apuramento de forma categórica, vencendo todos os jogos, e apenas um golo sofrido, o que mostra bem o que pode fazer esta equipa na fase final deste campeonato. A capitã de equipa, Ana Grenha, afirma que “o objetivo é sermos campeãs nacionais universitárias. É o título que já nos anda a fugir há algum tempo e acreditamos que temos o que é necessário para o conseguirmos este ano.”

No Futebol 11, a atual Campeã Nacional Universitária apurou-se na 2ª posição ficando apenas atrás da equipa representada pela UTAD. Quando questionado quais os objetivos para este Campeonato Nacional, apresentando-se como campeões, o treinador Miguel Ângelo afirma “que queremos continuar a prestigiar ao máximo a Universidade de Évora, tentar novamente ser campeões, sabendo que vai ser mais difícil, pois no ano passado fomos os outsiders, e este ano já nos reconhecem muito valor e qualidade o que nos vai nos dificultar a atingir o nosso objetivo! Mas isso motiva-nos a tentar novamente a sermos os melhores!!”.

O Voleibol Feminino alcançou o apuramento no último jogo da fase de apuramento, ocupando a última vaga que dava acesso ao campeonato nacional. Ainda assim, Nilton Leite, treinador da equipa, enaltece que “pela exigência desta nova fase e da qualidade das equipas, é difícil traçar objetivos medíveis, uma vez que conhecemos somente uma das nossas adversárias (Minho), e para as nossas atletas (com exceção da Diana), é a primeira vez que irão estar numa desejável fase final. Neste sentido, estaremos preparados para dar o nosso melhor em cada jogo e debater de igual para igual em busca do melhor resultado, sendo o mais importante, divertirmo-nos e tirar a máxima experiência da competição”

O Andebol Masculino alcançou pela primeira vez as Fases Finais Universitárias, conseguindo um brilhante 2º lugar no apuramento. O treinador/jogador Francisco Meneses afirma que “o principal objetivo é ir a Aveiro mostrar que conseguimos competir com as equipas favoritas a vencer o campeonato de andebol universitário. Depois, queremos levar o nome da nossa instituição o mais longe possível. Uma promessa posso deixar, daremos tudo para dificultar a vida a todas as equipas, tal como fizemos no apuramento. Sabendo que “corremos por fora” não deixaremos de tentar a nossa sorte”.

O Basquetebol Feminino, que participou apenas pela segunda vez no apuramento para as Fases Finais do Desporto Universitário, conseguindo de forma brilhante o apuramento na 1ª posição, só tendo perdido um dos jogos, já no último lançamento do jogo. Luís Francisco, treinador da equipa de basquetebol feminino, aborda este feito da seguinte forma, “A academia eborense tem feito um esforço significativo ao longo dos últimos anos na componente desportiva dos alunos universitários. O retorno mais imediato tem sido através da obtenção de resultados e participações de nível elevado que demonstram uma vitalidade crescente. O real retorno ocorrerá quando estes e estas jovens transmitirem aos seus filhos o amor pela sua Universidade e pela cidade de Évora. Os laços estreitaram-se mais pelo desporto e as jovens que pela primeira vez participarem numa fase final universitária, recordarão esse momento para sempre. Em Aveiro estarão as melhores atletas e equipas. As nossas basquetebolistas têm o amor pelo jogo e a amizade entre si, isso são trunfos. Têm a dificuldade de não jogar com regularidade e isso é um constrangimento. O que conseguirão? Não sabemos, mas quem imaginaria há uns meses que uma equipa feminina da Universidade de Évora estaria nas finais nacionais do basquetebol universitário?".

Já o Vice-Presidente da AAUE Miguel Luís acredita numa boa prestação da academia eborense dizendo que “conforme refletido no plano de atividades recentemente aprovado, a Associação Académica da Universidade de Évora vê o desporto universitário como um dos pilares da sua linha de ação. 

Assim, com a chegada da etapa final de mais uma temporada, os Campeonatos Nacionais Universitários, a AAUE tem procurado providenciar aos seus estudantes todas as condições para se prepararem da melhor forma para a competição. Com todo o bom trabalho desenvolvido pelo nosso diretor desportivo, Pedro Galvão, em conjunto com os SASUE, na pessoa do Sérgio Pereira, sabemos que o sucesso chegará na forma de resultados. Estamos convictos que o Futebol de 11 e o Futsal Feminino estarão na linha da frente para lutar pelos respetivos títulos sendo que as restantes modalidades, mesmo como “outsiders”, serão sempre possíveis surpresas nos seus torneios dada a qualidade dos nossos atletas.”

As Fases Finais do Desporto Universitário irão decorrer entre os dias 16 e 27 de abril de 2018, na cidade de Aveiro e contarão com mais de 2000 atletas de 24 Instituições de Ensino Superior.

Publicado em 09.04.2018