Home / Canais / Academia
Francisco Colaço do Rosário homenageado na UÉ

Decorreu, na passada sexta-feira, dia 19 de janeiro, na Sala dos Atos da Universidade de Évora, uma sessão de homenagem a Francisco Colaço do Rosário, um dos nomes mais sonantes da enologia portuguesa, conhecido como o “Pai dos Vinhos Alentejanos”, com repercussões ao nível nacional e internacional.

A Universidade de Évora, na voz de Ausenda Balbino, Vice-Reitora da Universidade de Évora, “reconhecerá sempre a grande figura que foi o Eng.º Colaço do Rosário e o papel fundamental que nesta instituição desempenhou, contribuindo e dando corpo, de forma única e exemplar às principais missões de uma Universidade Pública, desde a investigação pertinente e de qualidade, passando pela real transferência de Conhecimento e Tecnologia, até à formação de profissionais de excelência, alguns figurando hoje entre os mais relevantes enólogos do país”.

O Eng.º Colaço do Rosário desenvolveu atividade de investigação e experimentação, onde, em conjunto com diversos investigadores formados na Universidade de Évora contribuíram para a melhoria da qualidade do vinho alentejano, impulsionando inclusive, a criação de muitas adegas na região.

A iniciativa foi organizada por Hans-Jörg Böhm, um alemão licenciado em economia dedicado ao vinho no Alentejo, em colaboração com a Universidade de Évora, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Associação Técnica os Viticultores do Alentejo (ATEVA), e a família do homenageado.

No final do evento foi ainda apresentado o livro “Glossário Ilustrado do Vinho”, pelo autor Hans-Jörg Böhm, em homenagem a Francisco Colaço do Rosário.

O Engenheiro Agrónomo Francisco António Colaço do Rosário, nasceu a 23-12-1935, em Messejana, Concelho de Aljustrel, Distrito de Beja, foi Professor entre 1962 e 1999, assumindo entre 1969 e 1974 o cargo Subdiretor da Escola de Regentes Agrícolas.
Foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e galardoado pelo Senhor Presidente da República pelos seus trabalhos no desenvolvimento vitivinícola do Alentejo. Faleceu aos 72 anos.

Publicado em 24.01.2018