Home / Canais / Academia
Jubilação de Afonso de Almeida

A sala de conferências do Polo da Mitra foi pequena para acolher todos os que não quiserem perder a oportunidade de assistir à última Lição de Afonso Almeida. O dia sete de outubro de dois mil e dezassete assinala a Jubilação deste Professor Catedrático do Departamento de Zootecnia, e acrescenta mais um episódio na longa história da academia eborense.

“Foi inesperado”, confidencia Afonso de Almeida, e “uma emoção muito grande ver tanta gente de tantos domínios científicos”. O sentimento, esse “é que, mesmo com muitas dificuldades valeu a pena” realçou.

Quando questionado sobre o seu percurso na Universidade de Évora, e dos vários cargos que assumiu, Afonso de Almeida é perentório em afirmar “o ensino é o único que deixa saudades”; “os cargos de gestão académica são todos transitórios”.
A senciência animal foi o tema escolhido para a última lição deste professor que, segundo Fernando Sá Correia Marques, Diretor do Departamento de Zootecnia é “uma referência” na sua área, e senhor de uma “visão muito abrangente”.
 
Incapaz de tratar por colega, antes como “senhor professor”, Fernando Marques, enaltece o fato de Afonso de Almeida ter encontrando sempre “motivação para continuar”, e deseja que, “mesmo deixando a docência, continue a intervir na vida académica”, com a dedicação de sempre em prol da Universidade.

Afonso de Almeida foi Pró-Reitor nos anos de 1990 e 1991; Vice-Reitor em 1993, 1994, 1998 e 2002; Diretor do atual ICAAM nos anos de 1994 e 1997; Presidente do Conselho Cientifico da Escola de Ciências e Tecnologia em 2013 e 2015; Representante dos professores no Conselho Cientifico da Escola de Ciências e Tecnologia nos anos de 2009, 2011 e 2013; Representante dos professores e dos investigadores no Conselho Cientifico da Escola de Ciências e Tecnologia em 2015; Representante dos professores e investigadores da Escola de Ciências e Tecnologia no Conselho Científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada em 2015 e Representante dos professores catedráticos e associados com agregação da Escola de Ciências e Tecnologia no Conselho Cientifico da Universidade de Évora no mesmo ano e Provedor do Estudante no ano de 2010.

Publicado em 16.11.2017