23 Agosto 2017
Página inicial / Canais / Academia
Universidade de Évora é a primeira instituição portuguesa a coordenar um projeto aprovado no âmbito do tópico “Desafio Societal 2” do Programa Horizonte 2020

SALSA é o acrónimo do primeiro projeto aprovado no âmbito do tópico "Desafio Societal 2 - Segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia” do Programa Horizonte 2020 coordenado por uma instituição portuguesa. A liderança do consórcio é assumida por uma equipa de investigação do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora (UÉ), liderada pela investigadora Teresa Pinto Correia.

Com um financiamento global de 5M de Euros, dos quais, aproximadamente 1M de Euros para a UÉ, o consórcio conta com 17 entidades parceiras em 9 países europeus e 4 africanos, entre as quais universidades, uma grande associação de agricultores, uma empresa e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Obteve a classificação máxima (15/15 pontos) tendo sido selecionado para financiamento entre 23 candidaturas de outros consórcios internacionais.

O projeto SALSA - Small farms, small food businesses and sustainable food security tem como objetivo avaliar o papel das pequenas empresas agro-alimentares no fornecimento de alimentos de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e culturalmente adequada.  

O estudo proposto considera 30 regiões de referência na Europa e em África, de forma  ao obter uma compreensão diferenciada em sistemas alimentares e contextos diferentes, utilizando uma abordagem transdisciplinar, multi-escala, que combina diversos quadros teóricos e analíticos, e que inclui métodos qualitativos, consultivos e quantitativos avançados, como a análise de imagem de satélite de última geração, assim como análise participativa com stakeholders à escala regional e internacional, nesta última utilizando uma plataforma já desenvolvida pela FAO.

Publicado em 09.11.2015