17 Outubro 2017
Página inicial / Canais / Academia
Reitora da UÉ integra grupo de peritos de alto nível em novo instrumento do H2020

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, foi convidada pela Comissão Europeia (CE) para integrar um grupo de peritos de alto nível no âmbito do Policy Support Facility (PSF), um novo instrumento do Programa Horizonte 2020 criado para apoiar os Estados-Membro na conceção, implementação e avaliação de reformas nas políticas de Investigação e Inovação (I&I) aos níveis nacionais e regionais.

Um alto desempenho dos sistemas ID&I atua como o pontapé de saída do crescimento económico e criação de emprego. As reformas nos sistemas de ID&I, necessárias para incrementar a qualidade do financiamento público nesta área, são, por isso, consideradas prioritárias.

É exatamente aqui o PSF, lançado em março deste ano, atuará ao prestar apoio prático aos Governos do Estados- Membro, incluindo a avaliação, pelos pares, dos sistemas nacionais de I&I, a participação em exercícios de aprendizagem mútua entre Estados-membro e a prestação de aconselhamento pontual sobre questões específicas solicitadas pelos Governos.

A Bulgária e a Hungria são os primeiros países a beneficiar deste programa. Com o apoio da Comissão Europeia, num processo de avaliação pelos pares, um painel de peritos internacionais recomendará medidas para melhorias no financiamento público em investigação, nas carreiras de investigação e na transferência de conhecimento entre os meios académicos e empresarial.

Ana Costa Freitas considera que “participar na definição e implementação de políticas de I&I que permitam aos Estados-Membro otimizar o seu desempenho, reforçando assim a capacidade científica e de inovação nacional e europeia, é uma oportunidade ímpar”.

 

Publicado em 27.08.2015